Empreendedorismo
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
DICIPLINA: EMPREENDEDORISMO
Prof. JEFERSON DIAS
Karoline Ferretti RA: 430 007 808-5
Luciana Almeida da Costa RA: 380 863 414-4
Miriam de Oliveira Souza RA: 382 669 895-6
JUNDIAÍ/SP
2012
ETAPA 1 EMPREENDEDORISMO
A maioria dos empreendedores brasileiros não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas pra desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. “Só que isso é negativo porque da mesma forma que o Brasil está crescendo e está atraindo investimento externo, atrai também empreendedores de outros países, outros negócios estão entrando aqui e o empreendedor brasileiro tem que se preparar pra isso”. Ou seja, se tornando um grande desafio.
Mais há também as oportunidades o crédito cresceu, as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas justamente para se apoderar de todas as informações disponíveis: então, para quem está começando, buscar a consultoria junto às empresas - junior, que funcionam nas faculdades, é um excelente caminho. O custo é bem baixo, inferior a uma consultoria profissional, uma consultoria de mercado e os resultados são bastante positivos.
Desafios encontrados pelos empreendedores Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado,