Planejamento
Controle de Estoque:
É todo o material/produto que a empresa tem de maneira geral, e que será utilizado para venda e geração de receita, ou transformado em produtos acabados.
Classificação de Estoque:
• Produtos acabados; ( citar exemplos )
• Produtos em processamento;
• Estoques de matérias-primas.
O estoque é dinheiro acumulado em forma de produtos, por isso a importância de manter um controle especifico, para não se surpreender em pagamentos de impostos no fechamento anual.
Atividade PCP:
É quando se formula objetivos, e para alcança-los, precisa organizar recursos humanos e físicos para determinar e tomar a ação. Tudo isso é um conjunto de funções que se cruzam em busca de um único objetivo: comandar e controlar todo o processo produtivo coordenando com outros setores relacionados.
Fluxo de informação do PCP
PCP é uma peça decisiva, estratégica, fundamental e central da estrutura de controle de uma produção. Desde a compra ate a entrega do produto ao consumidor/cliente o PCP esta interligado. Para isso há uma hierarquia a ser seguida no PCP: Nível Estratégico (longo prazo), Nível Tático (médio prazo) e Nível Operacional (curto prazo).
Previsão de Demanda
Para se previr de uma demanda de produtos a serem fabricados, tem que ser feito analise de futuros pedidos/encomendas do mercado, se basear em dados passados e a julgamentos da predição de uma ou duas pessoas, neste caso é de responsabilidade do Nível Estratégico. Mesmo em empresas que se produz sob encomenda é feita uma analise/estudo na economia e seus impactos futuros. Para ser feita as previsões de demanda também a classificação:
Longo prazo: Faz uma previsão de ate 5 anos futuros, tais como aplicações de capacidade de armazenamento, alterações do tipos de produtos, maquinários para desenvolvimentos de novos produtos, etc.
Curto Prazo: Decisões de controle de estoque, programação de produção, etc.
Médio Prazo: de seis meses a dois anos, previsão tais como a de longo