Resumo do filme Barão de Mauá
O menino nao aceita de principio mas acaba indo...
Seu tio lhe apresente o comércio de escravos, e diz que todo negro sem sapato é um! E assim que ele tiver um dinheiro irá comprar um escravo.
Irineu começa a trabalhar com o Sr Pereira que comercializava escravos, enquanto varria a calçada tocava o sino da igreja, era o herdeiro de D Pedro nascendo ... Dentro da prisão de escravos do Sr Pereira, onde Irineu levava comida ao escravo Valentim, se tornou bem proximo a ele e o entregou a chave da sua mascara para ele mesmo colocar e tirar...
Temos depois Irineu já na adolescência é pego por Pereira lendo um livro sobre os Principios da Economia Politica. O Sr o parabeniza por ser um bom caixeiro e o nomeia Guarda livre da firma. Irineu agradece a confiança e recebe de Pereira uma carta de sua mae lamentando saudades e dizendo que sua irma acabara de ter uma menina e ele ja era tio.
Na proxima leva de escravos que viria o capitão Batista (seu tio) perde todos por conta dos ingleses e Sr Pereira se vê na falencia. Irineu tenta propor uma solucao, precioná-los a pagar tudo o que devem.
Irineu entao, vai ate a casa de Sr Queiroz e o que recebe nao paga a sua divida, e lhe da um prazo de seis meses para quitar tudo.
Sr pereira não tem esperanças em reerguer o comercio e vende suas ações para Irineu que acredita que um dia elas subirão de preço.
Sr queiroz assim que vence os 6 meses, nao tem dinheiro ainda pra pagar sua divida e é obrigado a passar seus bens para Irineu, logo saca uma arma e se suicida por tamanha pressão.
O menino recebe uma proposta de trabalho e aceita. Assim ele compra Valentim, mas, nao para ser