Resumo do Filme O Barão de Mauá
Universidade Federal de Ouro Preto
Licenciatura em Geografia
Filme Barão de Mauá
Introdução:
A referida atividade proposta, retrata o Filme O Barão de Mauá. Como se deu a história do Capitalismo naquela época e como foi introduzido no Brasil.
Irineu Evangelista de Souza, de ideias politicas de caráter libera e defensor do abolicionismo. Empreendedor nato contribuiu muito com a Industrialização do Brasil no período do Império, sendo pioneiro em várias áreas da econômica brasileira. Barão de Mauá e logo após passou a ser o Visconde de Mauá. O Barão foi precursor de multinacionais, da globalização e do Mercosul, e no Brasil seus negócios se espalhavam do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Fundou também a Compainha de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro, companhias de navegação e companhias de bonde, e construiu estradas de ferro, inclusive a Estrada de Ferro do Recife ao São Francisco, a segunda do Brasil, e mais 17 empresas instaladas em seis países. Financista, o Barão tinha bancos, empresas de comércio exterior, mineradoras, usinas de gás, fazendas de gado e sócios milionários em toda a Europa.
Questão 1
- O Brasil tinha grandes dificuldades para seu desenvolvimento a inexistência de indústria e a falta de vontade política era um obstáculo que transformava as mercadorias em produtos caros e baixa qualidade. O que predominava era o comercio e principalmente o de escravos.
- Sobre o aspecto econômico, a parceria com Banqueiros, foi a primeira lição de economia que Mauá teve, ao ser contratado para trabalhar em uma firma de importação.
A viagem a negócios à Inglaterra, em busca de recursos contribuiu para o conhecimento das fábricas de fundição de ferro e o mundo dos empreendimentos capitalistas, acreditando que o Brasil deveria trilhar o caminho da Industrialização.
-A parceira do Barão de Mauá com banqueiros ingleses, no intuito de acelerar o cenário