trabalhos feitos
Há quatro séculos, alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.
Com base nos fatos relatados, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Após um período de adaptação, a tendência do ecossistema é o equilíbrio entre as condições originais e os elementos biótico ou abiótico que foram introduzidos.
b. A introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico na Ilha da Trindade.
c. O desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os ovos de tartarugas e cabritos pequenos.
d. O ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado devido à introdução de espécies exóticas à ilha, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos, o que gerou impactos negativos ao ecossistema original.
e. A principal alteração do ecossistema foi a presença dos humanos, pois animais nunca desequilibram o ecossistema.
Question2
Notas: 1
Quando falamos em gases de efeito estufa e mudanças climáticas, em geral o dióxido de carbono recebe mais atenção, por ser emitido em maior quantidade na atmosfera. O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta. Com isso, o ar se aquece. A existência de certa quantidade de gases de efeito estufa é benéfica. Sem eles, a temperatura média da Terra ficaria por volta de 18ºC negativos – ou seja, nada agradável. Os gases-estufa ajudam a