Resumo do filme amnésia
Turma: Ed. Física
Filme: Laranja Mecânica
Um jovem Delinquente, porém, inteligente, o jovem Alex tem como prazeres essenciais a pornografia, as músicas clássicas de Beethoven, e a liderança de sua gang onde desenvolviam ataques frenéticos provocados por uma droga, com a finalidade de praticarem a ultraviolência. Suas formas de se divertirem consistiam sempre com a tragédia dos outros.
Após ser preso durante um de seus assaltos, e matar uma mulher com um golpe na cabeça, Alex é submetido a um tratamento experimental, desenvolvido pelo governo, na prisão. O tratamento consiste em uma punição psicológica, onde o jovem é drogado antes de assistir filmes extremamente violentos com música clássica, para que ligue as imagens às dores que elas provocam. Este tratamento faz com que Alex se torne incapaz de praticar qualquer ato de violência, e como efeito secundário, também não consegue escutar Beethoven, que antes era sua preferida.
É um filme bastante violento, fisicamente e psicologicamente. Também retrata a ação do governo na prisão, com um tratamento experimental, mostrando ser tão violento quanto às delinquências praticadas pelo personagem principal e sua gangue, por ser algo que tira o livre arbítrio, que tem o propósito de mudar e controlar. Após Alex ser solto, e a sociedade que o considerava violento, o recebe com a mesma violência.
Behaviorismo: O jovem é submetido a drogas experimentais e seções de filmes com teor de violência e sexualidade, a associação dos estímulos visuais e sonoros dos filmes com as reações provocadas pelas drogas produziram no organismo de Alex fortes crises de dor, medo e tontura. As repetidas seções, condicionam sua reação através do estímulo, quando ele sofre alterações no sistema glandular e locomotor não mais praticar violência e sexo. A partir de então, Alex agiria condicionado a um comportamento behaviorista, no qual faria a associação do ato violento com o desconforto em seu organismo,