Resumo do enredo: lucíola
José Martiniano de Alencar nasceu dia 1 de maio de 1829, em Fortaleza e morreu no Rio de Janeiro, dia 12 de dezembro de 1877. Foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Escreveu seu primeiro romance, Cinco Minutos, em 1856 e no ano seguinte, publicou mais dois romances, A Viuvinha e o livro que deu a ele total reconhecimento, O Guarani. Se dedicou aos romances de identidade nacional, escrevendo uma trilogia indianista: O Guarani,Iracema e Ubirajara.
RESUMO DO ENREDO
Paulo ao chegar ao Rio de Janeiro, recebeu as boas vindas em um jantar promovido por Sá, onde encontrou Lúcia, uma dessas mulheres que se conquistam abrindo a carteira.
Foi ao teatro onde conheceu Cunha, que narrou á ele as desgraças que Lúcia o fez passar.
Lúcia e Paulo tornaram-se amantes, mesmo depois de Cunha e Sá o terem alertado sobre seu temperamento vulnerável.
Passou-se um mês, Lúcia havia deixado seus luxos, o que fez surgir na cidade boatos de que Lúcia estava sustentando Paulo que, pediu a ela que voltasse a sua vida antiga. Arrependeu-se do pedido logo depois.
Quando Lúcia tentava voltar a sua antiga vida, Paulo impediu-a, reconciliaram-se, e Paulo guardou a Lúcia uma fidelidade espontânea, enquanto ela poderia gozar de sua liberdade.
Lúcia e Paulo tornaram-se amigos, e Lúcia revelou seu segredo: não se chamava Lúcia e sim Maria da Glória, tinha adotado esse nome após a morte de uma amiga. Sua família havia morrido de febre amarelo, restando somente Ana, sua Irmã mais nova.
Paulo, Lúcia e Ana deixaram a cidade e foram viver no campo. Passou-se o tempo, Lúcia adoeceu, logo depois veio a óbito.
Ana casou-se e Paulo serviu-lhe de pai assim como havia prometido a Lúcia ( Maria da Glória) em seu leito de morte.
PERSONAGEM * LÚCIA – É uma cortesã cuja prostituição era-lhe um tormento constante, já que não se entregava totalmente a ela.
• PAULO - É um provinciano de Pernambuco, 25 anos, que veio