RESUMO DO DOCUMENTÁRIO ENRON
Resumo do Documentário “Enron, os mais espertos da sala”
O
documentário
fala da
Enron,
uma
Empresa que surgiu com
a
desregulamentação do setor energético. Foi criada em 1985 por Ken Lay e chegou a ser a 7ª maior Corporação dos Estados Unidos, levou 16 anos para aumentar os seus ativos em 10 bilhões de dólares para 65 bilhões, e 24 dias para falir.
Seu lema era “Ask Why” pergunte por quê. Era um sucesso e todos queriam investir em suas ações, pois além da certeza de garantia de retorno, ela se valorizava cada vez mais, até mesmo em tempos de crise. Os acionistas investiam às cegas, e a até os funcionários foram incentivados a investir também, aplicando suas poupanças em ações da Companhia, como plano 401 (K), por exemplo. Porém, ninguém questionava o porquê do sucesso da Enron.
As ideias da Enron ultrapassava qualquer barreira, o reajuste à valor futuro de mercado permitiu que registrassem potenciais lucros futuros quando fechavam algum negócio. A Enron passou a trabalhar com valor futuro hipotético (VFH), ou seja, eles contabilizavam em cima lucros futuros, lucros que ainda não existiam e que poderia nunca acontecer, como no caso da Dabhol.
A forma de como a Enron ganhava dinheiro começou a ser questionada, uma vez que os seus números nunca caiam e suas ações sempre se mantinham valorizadas, mesmo quando a Companhia perdia dinheiro ou quando acreditavam que não conseguiriam fechar os números. Havia uma caixa preta na contabilização que ninguém conseguia explicar de onde vinha aquele dinheiro.
Acontece que havia uma falsa contabilidade por traz, Andy Fastow era o diretor financeiro encarregado de encobrir os buracos para Enron conseguir se manter no mercado e continuar com suas ações valorizadas, escondendo uma dívida de 30 milhões de dólares. Para conseguir, Fastow criou centenas de Companhias e para os investidores de fora parecia que realmente estava entrando dinheiro. O que acontecia na verdade era que a Enron estava