enron
Enron: os mais espertos da sala é um documentário sobre um dos maiores escândalos no mundo corporativo norte-americano, onde os administradores desta grande companhia dos EUA fugiram com bilhões de dólares e deixaram para trás diversos investidores e funcionários sem dinheiro. O documentário mostra depoimentos e gravações reveladoras sobre o escândalo após a descoberta de um esquema fraudulento de “maquiagem” contábil.
Fundada em 1985, a Enron aparentemente era um sucesso, todos queriam investir em suas ações, pois era uma excelente garantia de retorno, suas ações estavam sempre valorizando e não corriam o risco de cair de repente.
Com todos os olhares voltados para ela não demorou muito para que o mercado desconfiasse a origem de lucros tão significativos mesmo em meio às crises nos Estados Unidos. Ninguém conseguia entender ao certo, mas a mídia escrita, televisiva, radiofônica e até mesmo a internet não paravam de destacar o sucesso da Enron, alardeando que a empresa representava tudo o que havia de mais moderno e qualificado no país, porém a verdade é que a empresa só dava prejuízos, com projetos fracassados de internet e com usinas na Índia que nunca operaram.
O mundo da Enron caiu quando, após uma considerável queda de suas ações, o governo dos Estados Unidos levantou uma série de investigações comprovando que a mesma inflava os contratos e lucros, os bons números só existiam no papel. A investigação expôs o envolvimento de ex-executivos, contadores e advogados
Um dos grandes motivos que fez com que a empresa tivesse este fim era o fato dos acionistas investirem às cegas na empresa, confiando apenas no que ouviam dizer dos administradores e os funcionários eram incentivados a aplicar suas poupanças em ações da casa.