Trabalho Fisica Experimental II Experimento 1
Fisica Experimental II
Prof. Viktoria
Nome
Nº Matrícula / RA
Data
19/08/2014
Turma
LF2PCN5
Primeira Lei de Ohm
1. Objetivo
Verificação experimental da 1ª Lei de Ohm, determinando a resistência elétrica de um resistor.
2. Fundamentos Teóricos
Resistência Elétrica
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela primeira lei de Ohm, e, segundo o SI, é medida em ohms (símbolo Ω) ou por V/A. Um resistor que obedece à lei de ohm é conhecido como resistor ôhmico.
Resistores
Resistores são elementos de circuito elétrico que apresentam resistência à passagem de corrente elétrica e tem como função a conversão de energia elétrica em energia térmica, determinado Efeito Joule. Quando um resistor é percorrido por uma corrente elétrica ocorrem choques entre os elétrons. Em consequência desses milhares de choques ocorre o aumento na temperatura do resistor, esse aumento de temperatura pode danificar o resistor caso não ocorra a troca dessa energia (calor) com o meio ambiente.
Os resistores são representados da seguinte forma:
1ª Lei de Ohm aplicada à resistores
Resistência elétrica é, portanto, a razão entre a diferença de potencial U e a corrente elétrica i que percorre o resistor:
Graficamente, isso pode ser expresso através de uma reta:
3. Materiais e Métodos
Os materiais utilizados para realização do experimento são: 3 resistores desconhecidos, 2 multímetros digitais, 1 potenciômetro, 1 fonte CC (2 pilhas) e cabos.
Fig. 1: Resistores
Fig. 2: Multimetro
Fig. 3: Potenciometro
Fig. 4: Fonte CC (2 pilhas)
Fig. 5: Cabos (medição de voltagem)
A metodologia utilizada consiste em: com um dos multímetros na condição de ohmímetro medir a resistência de um dos resistores dados com seu desvio (montar o circuito da figura 1 para um dos resistores dados), e o outro na