Resumo do CPC 00 R1
O IASB – International Accounting Standards Board está sempre passando por processos de inovação de sua estrutura conceitual dirigida em determinadas fases. Quando as suas primeiras Demonstrações Contábeis foram emitidas em 1989 foi com o intuito de criar um documento único, completo e abrangente. Onde nessas Demonstrações Contábeis abrangem quatro capítulos onde são divididos em: Capítulo 1 – Objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral; Capítulo 2 – Tratará do conceito relativo à entidade que divulga a informação; Capítulo 3 – Características qualitativas da informação contábil-financeira útil; Capítulo 4 – Remanescente da antiga Estrutura Conceitual.
No baseamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), foram apresentadas as seguintes advertências junto com IASB. A primeira está relacionada ao posicionamento mais claro das informações contidas nos relatórios contábil-financeira aos usuários externos que são eles: investidores, financiadores e outros credores. A segunda advertência, é que não foram aceitas sugestões enviadas durante a audiência pública, o intuito é que fosse evitando mudanças nos ativos ou nos passivos. E a ultima mudança está relacionada ao capítulo 3, a característica qualitativa confiabilidade foi redenominada de representação fidedigna.
Introdução
As demonstrações contábeis trás o objetivo de facilitar e oferecer aos seus usuários externos uma finalidade distinta com intuitos abrangentes. Alguns órgãos do governo visam atender seus próprios interesses, porém não afetam as demonstrações contábeis, alguns exemplos de órgãos governamentais são: autoridades tributárias ou órgãos reguladores. As demonstrações contábeis não tem a finalidade de atender um determinado grupo ou necessidade específica, o seu foco é oferecer informações que sejam válidas na hora de tomar algum tipo de decisão econômica e avaliações por parte dos usuários em geral. As demonstrações contábeis atendem a todos