ATPS MOVIMENTOS SOCIAIS
Curso: Serviço Social
Disciplina: Movimentos Sociais
“MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL”
Carlene Lopes de Sousa - RA 386197 Andianara Costa Santos - RA 385032 Célia Santana de Souza Jardim - RA 388512 Dalva Célia Sousa Frazão - RA 367843 Kenia Rezende Morais - RA 394652
Professora EAD: Mª. Edilene Xavier Rocha Garcia
São Sebastião-DF-25/05/2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise dos movimentos sociais no Brasil. Isso nos possibilitará a compreensão e elaboração de cada passo desse desafio que consiste em realização de pesquisas, leituras e discussões o qual nos trará novos conhecimentos sobre a igualdade dos direitos sociais, onde iremos relacionar a construção da democracia e o papel dos mediadores nos novos movimentos sociais.
PALAVRAS CHAVES: Movimentos Sociais; Democracia; ONGs.
Movimentos Sociais no Brasil
Os movimentos sociais da atualidade possuem características diferentes de movimentos das décadas passadas. Buscam além do autodesenvolvimento a sustentabilidade em uma sociedade democrática e agrega cada vez mais conhecimentos e obtém caráter educativo para os participantes de certos movimentos. Uma das grandes lutas é pelo reconhecimento da diversidade cultural, passando a igualdade, fraternidade e liberdade a ter um novo significado: "igualdade=justiça, fraternidade se retraduz na solidariedade e a liberdade associa-se ao princípio da autonomia"(GOHN,2010, P.16). Tendo como suporte as políticas públicas, em busca da inclusão.
No âmbito do Estado, teve a característica da identidade política modificada, passando a controlar as políticas públicas através das secretarias do Estado, tendo as ONGS como colaboradores na questão social, focando-se não somente em um indivíduo de forma isolada, mas também na demanda a ser atendida.
Cada movimento social possui sua identidade, lutam pelos ideais em que acreditam e por soluções e respostas compatíveis aos seus