Resumo do coffito resolução 10
(Resumo RESOLUÇÃO COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resolução n° 10
Aprova o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL APROVADO PELA RESOLUÇÃO COFFITO-10 DE 3 DE JULHO DE 1978
CAPÍTULO I
DAS RESPONSABILIDADES FUNDAMENTAIS
O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, prestam assistência ao homem, participando da promoção, tratamento e recuperação de sua saúde, zelando pela boa qualidade em sua assistência, só desempenham atribuições quando estão seguros do seu trabalho, mantendo uma Constancia em atualizações (técnicas) do seu campo de trabalho e são responsáveis por seus liderados técnicos.
CAPÍTULO II
DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Art. 7° Trata dos deveres do fisioterapeuta, enumerando as praticas e exercícios da profissão. Como trata o paciente independente da raça, religião u sexo, utilizar todos os conhecimentos técnicos e científicos na prevenção u melhora do paciente, respeitar o direito do cliente de decidir sob seu bem-estar ou não, informa ao cliente sob diagnostico e prognostico fisioterápico menos que a mesma lhe cause dano, manter segredo sobre os fatos sigilosos que tenha conhecimento.
Art. 8° Trata-se das proibições da profissão, tais como: negar assistência no serviço de urgência, emprestar seu nome fora do ambiente de trabalho, praticar atividades sem o consentimento do cliente, receber de pessoa física ou jurídica remuneração ou comissão de seus serviços que não foram prestados, trabalharem em entidades ou empresas que não sigam preceitos éticos, delegar suas atribuições a outrem, deixar de atender a convite do Conselho, prescrever tratamento sem examinar o cliente e divulgar qualquer informação do seu cliente.
Art. 9° Elaborar o diagnostico e elaborar o programa terapêutico.
Art. 10° Reprovar quem infringe a lei e ética e tomar as devidas providências perante a