Resumo do Caso dos Denunciantes Invejosos
O livro nos trás uma reflexão da situação de um país que, há muito tempo, teve a ventura de viver sob o regime pacífico, constitucional e democrático. Que com o passar do tempo, começou a enfrentar alguns problemas, onde a vida normal das pessoas foi interrompida por uma profunda crise econômica. Com a chegada desta crise apareceu o chefe de um determinado grupo politico conhecido como Camisas Purpuras, que a maioria achara que ele seria o salvador da pátria. E com isso veio a acontecer alguns conflitos mais ele foi constituído como o presidente do país.
No entanto, os Camisas Púrpuras governavam a seu modo de acordo com os seus próprios ideais. Não respeitaram a Constituição, nem mesmo o Código Civil e Penal do seu país. Assim, criaram leis que atendessem os seus interesses, e começaram assim a fazer a tal justiça com as próprias mãos, desrespeitando as leis vigentes à época.
Desse modo, eles criaram algumas leis que condenavam determinados comportamentos, os mesmo eram considerados plenamente legais, a partir da ordem jurídica até hoje vigente.
Diante de tal ditadura desgovernada vivida naquela época, várias pessoas, chamadas como Denunciantes Invejosos, começaram a denunciar seus inimigos, mesmo sabendo que essas atitudes, levariam estas pessoas a pena capital. Algum tempo depois com o fim desse partido, com a restauração da democracia. Depois das atrocidades cometidas pelo governo ditatorial formaram os movimentos que exigiam que os chamados denunciantes invejosos se responsabilizassem pelas condenações. Que, no entanto cabe ao Ministro da Justiça do país, decidir sobre a decisão que devera ser tomada.
O ministro então quer que os deputados o ajudem a tomar a decisão sobre o que fazer com os denunciantes, alguns deputados acham que eles não devem ser punidos, pois os mesmos estavam vivendo de acordo com as regras dadas à época, outra por si acha que teria que analisar cada caso para saber o real motivo que levou a ele