RESUMO DO CAPITULO XIV AO XVI DO LIVRO HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, DE LEO HUBERMAN
Parte II DO CAPITALISMO AO...?
CAPÍTULO XIV
De Onde vem o Dinheiro?
O capitulo 14 inicia demonstrando a diferença entre dinheiro que é capital e o que não é considerado capital. Quando compramos roupas para usar, o dinheiro empregado não é capital, porém se comprarmos a mesma roupa e posteriormente vender por um preço maior, o dinheiro se torna capital. Outro exemplo, quando o camponês vendia a lã de suas ovelhas e com o dinheiro ele comprava alimento para sua família, seu dinheiro não era capital, porém o dinheiro do comerciante que comprou a lã do camponês para vender com um acréscimo no preço é considerado capital.
Quando o dinheiro é empregado num empreendimento ou transação que dá (ou promete dar) lucro, esse dinheiro se transforma em capital. (HUBERMAN, 1983, p.167-168)
Quando as pessoas vendiam algo de sua propriedade, elas pensavam em comprar algo que estava faltando ou que elas não produziam (fase pré-capitalistas), em seguida surgiu à idéia de vender e comprar algo que depois poderia revender novamente por um preço maior (fase capitalista).
De onde vem o lucro dos grandes capitalistas? Os grandes capitalistas não compram roupas e depois vendem mais caro, muito menos compram e comercializam lã, eles possuem a mão de obra. Esta mão de obra é vendida com enormes lucros em forma dos produtos manufaturados, assim surge o conceito de mais-valia.
Sendo assim, Marx indicou que o salário destinado a um trabalhador poderia ser pago com as riquezas que ele produz, por exemplo, ao longo de dez dias de um mês. Contudo, segundo o contrato de trabalho, o operário seria obrigado a cumprir os demais vinte dias restantes para receber o seu salário de forma integral. Dessa forma, o dono da empresa pagaria o valor equivalente a dez dias trabalhados e receberia gratuitamente a riqueza produzida nos vinte dias restantes.(Rainer Sousa, Mestre em História)
Conseguimos ver que os