Introdução a Teoria das Organizações
1. INTRODUÇÃO 01
2. HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM: RUMO À CIDADE 02
3. HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM: SURGEM NOVAS IDÉIAS 03
4. SANGUE SUOR E LÁGRIMAS: A CRIAÇÃO DO TRABALHO 04
5. SANGUE SUOR E LÁGRIMAS: A NOVA RELIGIÃO DO TRABALHO: 05
6. SANGUE SUOR E LÁGRIMAS: A MAIS IMPORTANTE PILHA E TIJOLOS DO MUNDO 06
7. CONCLUSÃO 07
8. REFERÊNCIAS 08
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar trechos dos livros “A história da Riqueza do Homem” e “Sangue, suor e lágrimas”, dos autores Leo Huberman e Richard Donkin respectivamente.
O livro de Huberman trata de uma tentativa de explicar a história pela teoria econômica e a teoria econômica pela história. Neste trabalho foram abordados apenas dois capítulos desta ilustre obra, são eles o capitulo de número 3, chamado de “Rumo a cidade”, que trata dos primórdios da formação das cidades capitalistas modernas, e o capítulo de número 4, chamado de “Surgem novas ideias”, que dispõe um panorama de como as barreiras culturais e religiosas foram sendo vencidas em prol do desenvolvimento comercial.
O segundo livro aborda a história do trabalho desde os tempos pré-históricos até a atualidade, o autor examina as sociedades primitivas, a escravidão, a influência da religião do trabalho, etc. Neste trabalho abordou-se três capítulos, são eles o capítulo de número 3 chamado de “A criação do trabalho”, que dispõe uma linha de evolução da produção manual de bens até a produção em massa, comparando os níveis de qualidade dos mesmos, o capítulo de número 4 chamado de “A nova religião no trabalho”, que traz um panorama da popularização dos textos bíblicos como consequência de sua tradução e da imprensa, e o capítulo de número 5 chamado de “A mais importante pilha de tijolos do mundo”, que trata sobre o aperfeiçoamento das invenções como consequência da nova conduta de trabalho árduo como forma de elevação espiritual.
Estes temas