Resumo do capitulo 5 Teoria Geral Administração
MAX WEBER E O ESTUDO DA BUROCRACIA
O principal motivo para a existência das organizações e o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordena de grupos de pessoas. Além de objetivos e recursos, as organizações têm dois outros elementos importantes: divisão de trabalho e processos de transformação. As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos ou finalidades. Objetivos que definem a relação de longo prazo da organização com seus clientes ou usuários são chamados de missões ou negócios.
As pessoas são o principal recurso que as organizações utilizam para realizar seus objetivos, Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza corretamente seus recursos. A divisão de trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho. Por meio de processos, um sistema transforma os recursos para produzir os resultados, O processo é a estrutura de ação dos sistema , todos os sistema e organizações podem ser desmembradas em processos com exemplo Produção: transformação de matéria prima, por meio da aplicação de maquinas e atividades humanas, em produtos e serviços.
Os grupos sociais dividem-se em duas grandes categorias:Grupos Sociais Primários neste grupo, também chamado informais, predominam as relações pessoais como família, amigos, vizinhos.Grupos sociais secundários abrange os grupos formais, mantém relações regidas por regulamento explícitos.Todas as organizações com as quais você esta ligado de alguma forma são burocráticas, regidas por regulamentos que criam direitos e obrigações.
Tão grande a importância das organizações formais na sociedade moderna, que inúmeros cientistas dedicaram-se a estudá-las, um desse foi Max weber, segundo ele as organizações formais modernas baseam-se em leis, que as