Resumo do capitulo 5 do livro introduçao a engenharia
Com o nascimento da ciência moderna e da tecnologia a civilização humana e a engenharia não foram às mesmas, pois quase tudo que fazemos hoje tem alguma relação com elas.
Como não é fácil compreender suas origens, muitos não têm o conhecimento do que são, pois são muito complexas e às vezes contrarias ao senso comum, necessitando de uma profunda analise para que sejam compreendidas.
O modo de que enxergamos o mundo, nossas crenças etc. costumam tomar o lugar das ciências racionais.
E essas incertezas nos levam a concluir que o engenheiro somente utiliza a tecnologia em seu trabalho, mais não esta certo, pois o engenheiro precisa tanto da tecnologia quanto da ciência para exercer sua função.
Um pouco sobre as ciências
As ciências não somente explica com suas teorias a natureza como ela é, mas sim interage a comunidade cientifica com a sociedade. A ciência necessita de motivações culturais para se desenvolver, e com isso forma uma imagem do mundo, e nos da uma forma para muda-lo.
Existem cientistas que ficam muito tempo pesquisando um assunto, mas não são todos que estão fazendo isso somente por dinheiro, fama, entre outros, mas fazem por que gostam do que fazem e pensam que devem uma explicação a humanidade.
Podemos dizer que a ciência é um empreendimento humano, destacando a racionalidade, pois a ciência reavalia as teorias e as confirmam com novos fatos, sempre analisando e buscando verdades.
Esta visão da ciência quando comparada com a visão do dia a dia, nos surpreende, pois é diferente do que entendemos sobre ciência. Mas uma boa engenharia também necessita o entendimento da ciência em vários aspectos.
Sobre a pesquisa tecnológica
A pesquisa tem como objetivo inventar novas técnicas, realidades, conhecimentos etc. utilizando investigações, trabalhos, operações, entre outros. Podemos dividi-la em pesquisa básica e aplicada. A básica é aquela que estuda as leis da natureza, criando mecanismos teóricos para nos relacionar a