Resumo do Cap 7 - Aprendizagem e Memoria -Estácio de Sa
Resumo CAP 07
Introdução
Schacter e Tulving (1994) baseando-se no trabalho de muitos teóricos, defenderam uma visão mais convicente da memória em geral e da memória de longo prazo em particular. Em essência, afirmaram que há cinco princicpais sitemas de memória: Memória de trabalho, memória semântica, memória episódica, sistema de representação perceptual e memória procedural. A memória de trabalho é de fundamental importância para a memória de curto prazo. Em constraste, os quatro outros sistemas de memória estão relacionados a memória de longo prazo.
Sistemas da memória
Os teóricos tem usados três critérios principais que podem ser usados para identificar um sistema de memória:
Operações de inclusão de classe
Propriedades e relações
Dissociações convergentes
Memória explícita e memória implícita
Memória explícita – Manifesta-se quanto o desempenho em uma tarefa requer uma recordação consciente de experiências anteriores.
Exemplos: É a memória para fatos e eventos, lembrança de datas, fatos históricos, números de telefone, etc. Reúne tudo o que podemos evocar por meio de palavras (daí o termo declarativa).Subcaracterizada em: episódica- quando envolve eventos datados, isto é relacionados ao tempo. Usamos a memória episódica, por exemplo, quando lembramos do ataque terrorista em 11 de setembro. semântica- Abrange a memória do significado das palavras (do latin "significado"). A memória semântica ocorre quando envolve conceitos atemporais. Usamos este tipo de memória ao aprender que Einstein criou a teoria da relatividade, ou que a capital da Itália é Roma.
Memória implícita – Manifesta-se quando o desempenho em uma tarefa é facilitado na ausência de recordação consciente.
Se difere da explícita (declarativa) porque não precisa ser verbalizada (declarada). É a memória para procedimentos e habilidades.
Exemplos: A habilidade para dirigir, jogar bola, dar um nó no cordão do sapato e da gravata, etc. Pode ser