Estágio i
O referido trabalho versa sobre o “Lúdico”, como elemento integrador na educação infantil dos anos iniciais de 4 a 5 anos, para o desenvolvimento da linguagem e da escrita a partir das vogais.
É muito relevante que tenhamos consciência de que a criança não tem seu primeiro contato com a escrita somente na escola. O mundo é todo registrado pela escrita seja no jornal que os pais lêem, seja no livrinho que a mãe conta a história, na propaganda que ela vê na televisão ou no outdoor. O que fazemos na escola é organizar esse conhecimento que ela já tem de uma maneira formal. Segundo Ferreiro et al. 11, existem quatro estágios pelos quais as crianças passam antes de chegar à escrita são eles: pré-silábicos, silábicos, silábico-alfabético e alfabético.
Este estudo do Estágio Curricular I, será em cima do estágio pré-silábico, com a interação das crianças de 4 a 5 anos, no trabalho com as vogais, sendo representado com músicas, historinhas, brincadeiras e jogos educativos.
Piaget, em seu estudo sobre o desenvolvimento mental da criança diz que: “O desenvolvimento começa quando nascemos e termina na idade adulta”. Esse teórico não sugere em nenhuma obra um método de ensino ou dá técnicas para o professor. O que ele aponta é uma estrutura ideal para a construção e o desenvolvimento do conhecimento, afirmando que as instituições de ensino deveriam considerar mais o brincar e o brinquedo porque “brincar oferece à criança a oportunidade de assimilar o mundo exterior às suas próprias necessidades, sem precisar acomodar realidades externas”.
Maia, Pureza e Zorzo ³ destacam que elucidar as possibilidades da ludicidade na prática pedagógica é indispensável. O brincar/jogar, quando descoberto, redescoberto na prática pedagógica, torna-se um espaço privilegiado de diferentes idéias, realidades e culturas. Brougère4 destaca que a brincadeira é o lugar da socialização, da administração da relação com o outro, da apropriação da cultura, do exercício da decisão e