Resumo do artigo “Da linguística estrutural à semiótica discursiva: um percurso teórico-epistemológico”
Primeiramente o texto aborda a temática analisada por Saussure. Através de sua obra “O Curso de Linguística Geral” (CLG) é apresentada a primeira fase da linguística: o estudo da gramática inicialmente pelos gregos e posteriormente pelos franceses. Segundo Saussure a gramática está mais preocupada em criar regras para a língua do que entender sua complexidade, trata-se de um estudo basicamente normativo.
A segunda fase da linguística apontada pelo artigo trata-se do termo Filologia: a capacidade de fixar, interpretar e comentar por meio da crítica. Saussure acreditava que essa fase de estudos da linguagem pecava ao valorizar a língua escrita da falada. A terceira fase é denominada Filologia comparativa ou de gramática aplicada e tem ligação com a obra de Franz Bopp. Saussure também repreendia a gramática comparativa, pois acreditava que a comparação não levava a nenhum resultado satisfatório. Entretanto salientava que a linguística era muito importante para a cultura geral. A lógica principal da linguística de Saussure era a de que o ponto de vista precedia o objeto.
Os pontos principais da linguística de Saussure citados no artigo foram: a divisão da linguística entre língua e fala (partes independentes, mas mesmo assim interligadas - a fala como objeto da linguística secundária), as relações sintagmáticas e associativas (paradigmáticas),e a sincronia e diacronia além da chamada imagem acústica de significante e o conceito de significado que unidos davam origem ao signo linguístico. Além é claro dos princípios dos signos: