resumo do artigo desenvolvimento de mkt
No período romano o comércio teve uma ótima expansão mas após a invasão islâmica no século VIII as atividades comerciais foram prejudicadas, estimulando assim , o surgimento da agricultura e com ela vieram também os latifundiários. No século X, reapareceu uma classe de comerciantes, estes colocavam a venda tudo que as cidades possuíam.
No século XII surgiu uma nova camada social que se dedicava ao artesanato. Já no século XIII ficou conhecido como o período da escolástica, foi nesta época em que ocorreu a primeira análise dos consumidores.
Os séculos XIV e XV foram marcados por muitas mudanças a sociedade se voltou para o mercado, surgiram empresas capitalistas e houve expansão de mercado par o oriente e para as américas. Também foi desenvolvida a economia de mercado onde tanto comprador quanto vendedor eram peças determinantes no mercado.
Na segunda metade do século XVIII a explosão da revolução industrial fez com que o desenvolvimento do comercio fosse modificado, mas acima de tudo, foi marcada pelas revoluções sociais verificadas antes e durante a revolução.
De acordo com Bartels (1976), a extensão da dominância da economia foi maior do que os interesses sociais, o que evocou um estado regulador que modificasse conceitos básicos de economia.
O marketing ganhou lugar no início do século XX quando a economia se generalizou, transformando assim as relações entre economia e sociedade.
Não sendo somente a economia a sofrer mudanças os produtos também foram inovados, o marketing serviu e ainda serve como uma ponte entre o fornecedor e consumidor.
Foi, portanto, o desenvolvimento da teoria econômica da época que proporcionou o surgimento do Marketing. Apenas o rompimento da ligação da sociedade e da produção poderia fazer com que o