Jacob Levy Moreno
Jacob Levy Moreno (1889-1974) foi o criador do Psicodrama, nascido na Romênia e de família judia, se mudou para Áustria, Viena. Na qual cursou a faculdade de medicina e filosofia, assim desenvolvendo as suas primeiras experiências com o Teatro Espontâneo, até o ano de 1924.
Aos quatro anos e meio, Moreno, obteve o primeiro precursor do psicodrama. Ele organizou uma brincadeira no porão de sua casa, empilhando cadeiras uma sobre a outra em cima da mesa até atingir o teto, brincando assim de ser “Deus”, seus amigos incentivavam para que ele voasse até o chão, essa ação dramática foi assumida pelos sonhos de ser “Deus”. Quando pulou a única coisa que obteve foi uma fratura no braço esquerdo. Sentindo assim que ele foi ator, autor e diretor da drama, sendo a cena influenciada, compartilhada e estimulada pelo público.
Na adolescência, Moreno obteve o segundo precursor. Apaixonando-se pela filosofia e trabalhos comunitários de recreação.
Obtendo contato com pequenos grupos de crianças no Jardim de Viena propondo-lhes brincadeiras e improvisações distribuindo-lhes papeis, essa experiência abriu a oportunidade de um Teatro de Crianças e sua primeira sessão do teatro espontâneo.
Seu terceiro precursor aconteceu em 1909 quando Moreno vai para a Universidade de Viena e estuda primeiro filosofia e depois medicina. Na faculdade de Medicina, Moreno fez aulas de psiquiatria com Freud, porém não se identificava com as ideias Freudianas.
Depois de uma aula de interpretações dos sonhos, ele foi questionado por Freud sobre suas ocupações e Moreno respondeu:
“O Senhor vê as pessoas no ambiente artificial do seu Gabinete. Eu vejo-as na rua, na casa delas, em seu ambiente natural. O Senhor analisa os sonhos das pessoas. Eu procuro dar-lhes mais coragem para que sonhem de novo. Ensino as pessoas a como brincarem de ser Deus.”
Moreno passa anos tentando aprimorar seu papel como psicoterapeuta e ser aceito no mundo cientifico. Em 1913 e 1914, ele