Resumo do artigo de marilena chauí
A universidade pública sob nova perspectiva
Universidade: A busca pela revalorização
O artigo de Marilena Chauí que fala da universidade como instituição social e tem como título: A universidade pública sob nova perspectiva, mostra a universidade como uma estrutura diferenciada na sociedade. O texto critica a mudança sofrida pela instituição brasileira nos últimos anos, que deveria ter ideias autônomas e democráticas. Tida como uma instituição que acompanha as mudanças políticas, econômicas e sociais.
Na universidade a docência é entendida como uma transmissão de conhecimento, porém nos últimos tempos ela vem perdendo sua essência, os jovens entram nela pela busca rápida de entrar no mercado de trabalho, a docência assim é vista pelos estudantes como uma habilitação rápida. Assim a palavra formação, perdeu um pouco da sua marca, nesse mercado que tem pressa.
No nosso mundo atual, onde o capitalismo é que mede os rumos da sociedade, o que importa é o de fato o capital, assim a ciência deixou de ser teoria aplicada e tornou-se um componente próprio do capital. Hoje a pesquisa e a formação são abandonadas e são fragmentadas em uma sociedade competitiva, produzindo conhecimento para uma sociedade privada e não para a sociedade em geral e para si próprio.
As mudanças em relação ao capital e a ciência, ligada aos avanços tecnológicos, fez surgir a sociedade de conhecimento, onde o que importa é uso do conhecimento de forma competitiva. Já a educação permanente e continuada fala sobre a busca constante por conhecimento, em um mundo globalizado, onde a atualização constante faz você andar junto com as alterações, caso contrário você para no tempo.
Portanto, querendo de fato tornar a universidade sob uma nova perspectiva, é necessário exigir do Estado que não veja a faculdade como um gasto e um aumento portanto nas despesas, mas veja na universidade, um meio de educação, aprendizagem, onde se formam cidadãos,