Resenha tempos modernos
Técnico de Segurança do trabalho noturno.
RESENHA DO FILME TEMPOS MODERNOS
O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.
O personagem de Chaplin tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, ele quis passar uma mensagem social.
Percebe-se que a palavra ergonomia jamais sequer foi utilizado neste período, nem tão pouco adaptações ergonômicas foram feitas para garantir o bem estar do funcionário. O que existia única e exclusivamente era a palavra produção. Produzir era o importante, não importava o que acarretaria de prejuízo ao colaborador se tratando de sua integridade física .
Com o passar dos anos e com a forma irregular de trabalho, se inicia a fase de desenvolvimento das doenças ocupacionais. Daí é que começa a tratar e a enxergar com outros olhos a necessidade de adaptações laborais. Começam a dar ênfase a palavra e a função da ergonomia, que, é o estudo da adaptação do trabalho ao homem foi tomando espaço.
É preciso que haja coerência entre organização, ambiente, homem, trabalho, produção deve existir uma preocupação em conhecer o homem (o trabalhador) para projetar os maquinários e equipamentos ajustando-os às capacidades e limitações humanas.
As práticas ergonômicas hoje têm sofrido muitas mudanças, podemos destacar entre elas: todas as adaptações feitas em equipamentos e mobiliários para atender a demanda dos