Efeito estufa, inversão termica, derretimento das geleiras e chuva acida
O aumento da temperatura do planeta causa o derretimento em diversas partes do mundo, ocorre principalmente pela grande produção de gases do efeito estufa. O principal gás que colabora para aumento do efeito estufa é o dióxido de carbono emitido por indústrias, queima de carvão e combustíveis de veículos.
A toda ações do homem como queimadas e desmatamentos são prejudicial ao planeta, as florestas absorvem o dióxido de carbono (CO2), essas “ajudas” do homem alteram na estabilidade da atmosfera e resultam na demora de calor em sua superficie.
O derretimento do gelo pode causar consequencias desastrosas como inundações de terras de forma irreverssivel, podendo acabar com áreas da Floresta Amazonica, tambem há preocupações com aumento de doenças, como exemplo malaria e dengue. O derretimento tambem pode prejudicar o abastecimento de agua, colocando em riscos a fonte de sobrevivência de milhões de pessoas.
Estudos divulgado pela Nasa revelam que as camadas de gelo da Groelandia e da Antartida estão perdendo massa em um ritmo muito acelerado o que repercutira no alto nivel dos oceanos. Em 2006 os polos perderam uma massa combinada em media de 475 gigatoneladas ao ano.
Luiz Augusto, Meio Ambiente Urgente 2011 Apud Eric Rignot Universidade da Califórnia, “Que as camadas de gelo serão a principal causa do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que as geleiras da montanha”.
1.1.5. Efeito estufa e suas consequências
O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa certamente não existiria tanta espécie como hoje. Sem ele, a temperatura media da superfície terrestre seria de -18 °C e não de 15 °C, como é atualmente.
Com o grande crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera acabam ocasionando diversas consequências negativas no meio ambiente, como: clima, fauna,