Geografia
Fenômeno da chuva ácida
Buraco na camada de ozônio
Efeito estufa
Inversão térmica
Causas
Consequências
Fenômeno da chuva ácida
Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
A ação humana no nosso planeta é também grande responsável por este fenômeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termelétricas e os veículos de transporte.
Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, percorrendo milhares de quilômetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água, originando ácidos que mais tarde se precipitam.A precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto (NO, NO2, N2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar (as nuvens), esses ácidos permanecem nas nuvens e posteriormente precipitam-se junto com as chuvas ácidas.
Tipicamente, a chuva ácida possui um pH à volta de 4,5, podendo transformar a superfície do mármore em gesso.
A chuva ácida industrial é um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rússia e em áreas sob a influência de correntes de ar provenientes desses países. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvão com enxofre na sua composição, utilizado para gerar calor e eletricidade.
Mas nem sempre as áreas onde são libertados os poluentes, como as áreas industriais, sofrem as consequências dessas chuvas, justamente porque a constante movimentação das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes.
A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas