Resumo do artigo: Cirque du Solei
REFERÊNCIA:
Cirque du Solei. Delong,Thomas J. Vijayaraghavan, Vineeta. 405 – P01, Abril 06, 2006.
O texto Cirque du Soleil é sem dúvida bastante envolvente. O artigo expõe o histórico de formação do Circo, explicitando o passado e presente.
No trecho “Nem sempre foi fácil administrar uma companhia cheia de pessoas criativas....”, fica claro que o fato da companhia ser atualmente um sucesso internacional, não causa uma intimidação em admitir que a expertise em administrar a companhia foi adquirida com o tempo.
Conforme exposto por Oberacker, o Cirque faz uma mistura de figurino, iluminação e dança que impressiona o público e consegue garantir a lotação máxima. Acredito que este seja um dos pontos de mais atenção dentro da companhia, pois os artistas precisam ser criativos e estarem motivados continuamente para renovar periodicamente as apresentações e assim manter o sucesso do Cirque.
Outro ponto que identifiquei como um diferencial é que alguns artistas não são motivados por altos salários ou estabilidade no emprego, o que realmente motiva o artista é o sentimento de adoração ao trabalho, à vontade de fazer parte da companhia e os benefícios indiretos. No relato de Gonzalo Muñoz, fica claro que o atrativo principal se deu pela apresentação técnica dos palhaços.
No processo de gestão de pessoas da companhia, identificamos que alguns aspectos são considerados, como por exemplo a possibilidade de manter mais de um artista da mesma nacionalidade integrado a companhia e a possibilidade de incluir os pais junto com o filho (criança/artista), visando a preservação da boa ambiência organizacional e pessoal.
Segundo Marc Gagnom, os funcionários do Cirque são pessoas de opinião forte e com a finalidade de discutir os temas internos, foi criado um boletim oficial. Considero esta alternativa válida, pois promove um bom canal de comunicação entre a companhia e os funcionários, contribui como um meio para abertura de discussões e soluções de