resumo DNI
CURSO BACHARELADO EM TEOLOGIA
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Belém-PA
2014
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
O presente trabalho refere-se a um resumo do livro: “O desenvolvimento natural da Igreja” de Christian A. Schwarz da disciplina: Administração Eclesiástica, ministrada pelo Profº. Me. Antonio Carlos Souza.
Belém-PA
2014
SCHWARZ, Christian A. O desenvolvimento natural da igreja: um guia prático para as oito marcas de qualidade essenciais das igrejas saudáveis. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2010.
O livro O desenvolvimento natural da igreja baseia-se numa estratégia de edificação de igreja diferente da maioria dos métodos lançados ha algum tempo. São usados princípios de crescimento dados pelo próprio Deus e leis da natureza aplicadas ao funcionamento da igreja. Esses princípios estão à nossa disposição há muito tempo. Muitos conceitos de crescimento de igreja fixam seus olhares nos frutos. No o foco está no crescimento orgânico a partir das raízes, como acontece no campo. Reconhecemos que a igreja, assim como toda a criação de Deus, tem um potencial natural de crescimento. Trata-se do princípio ecológico da “capacidade inerente de um organismo ou de uma espécie de se multiplicar e se reproduzir por si mesma”. Em Marcos 4.26-29, a parábola da semente, retrata a força de crescimento natural. Isso nos mostra que a liberação das forças de crescimento dadas por Deus tem sido o segredo do crescimento estratégico de muitas igrejas. É o princípio do “por si mesmo”. Um processo que o homem não pode realizar. Isto é o resultado de um grande trabalho de pesquisas empíricas em igrejas que crescem e igrejas que não crescem. A diferença entre o desenvolvimento natural da igreja e outros modelos como o tecnocrático e o da espiritualização, reside no fato de que no tecnocrático o significado de instituições, programas, métodos, etc é