Estimativa de Produção em Centrais Solares
Estimativa de Produção em Centrais Solares de
Concentração
António Sérgio Ribeiro da Silva
VERSÃO PROVISÓRIA
Dissertação realizada no âmbito do
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Major Energia
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Monteiro
Junho de 2010
© António Sérgio Ribeiro da Silva, 2010
ii
Resumo
Em Portugal haverá nos próximos anos, cerca de 30 MW de potência associados a centrais solares de concentração. As tecnologias associadas a estas centrais são variadas com características de produção diferentes. Para a viabilidade destes projectos, serão necessários serviços de avaliação do potencial de produção, característico do local de instalação.
Assim, o tema desta dissertação consiste no desenvolvimento de metodologias para estimar a produção eléctrica de centrais solares de concentração, concretamente, centrais
Solares Termoeléctricas de Concentração (CSP) e Fotovoltaicas de Concentração (CPV), sobre as quais é feita uma caracterização pormenorizada.
O objectivo primordial assenta na criação de metodologias de caracterização do potencial eléctrico, através de diferentes modelos de produção, tais como: paramétrico e de inteligência artificial. Enquanto que o primeiro descreve o comportamento típico em dias de céu limpo, o segundo, modeliza os dias de céu nublado.
Para que este objectivo fosse exequível, recorreu-se também, à utilização de ferramentas computacionais de simulação termodinâmica das centrais CSP, especificamente, o Solar
Advisor Model (SAM).
A base destes modelos e do SAM requerem, previsões meteorológicas de radiação, velocidade do vento e temperatura.
Os dados de produção de CPV foram, gentilmente, cedidos pela empresa WS Energia e as previsões meteorológicos foram disponibilizadas pela SmartWatt. Este conjunto de dados revelou-se limitado, correspondendo, apenas, ao mês de Janeiro de 2010.
Para findar, no que concerne aos