Estudo do Impacto Econômico da Geração Distribuída Urbana sobre o Sistema Elétrico Brasileiro
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Engenharia Elétrica
Geraldo Santos de Araujo
Estudo do Impacto Econômico da Geração Distribuída Urbana sobre o Sistema Elétrico Brasileiro
Belo Horizonte
2013
2
Geraldo Santos de Araujo
Geração de Energia Elétrica e Térmica Urbana
Texto apresentado na disciplina de Trabalho de
Conclusão de Curso II, do Curso de Engenharia Elétrica da PUC Minas, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação em Engenharia Elétrica.
Orientador: Prof. Dr. Júlio Cesar Braz de Queiroz
Belo Horizonte
1º Semestre - 2013
3
RESUMO
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o impacto econômico gerado no sistema elétrico brasileiro pela pequena geração distribuição urbana, usando o sol como fonte de energia renovável em micro geração distribuída.
Verifica a economia que este tipo de geração pode proporcionar nos sistema elétrico brasileiro interligado, gerando pequenas quantidades em determinadas horas do dia suprindo, assim, o consumo momentâneo, possibilitando a redução, por algumas horas, da potência fornecida por grandes geradores.
Neste estudo foram focadas duas formas de aproveitamento da energia solar, sendo: o SAS – Sistema de Aquecimento Solar para água de banho e a geração FV - Foto Voltaica de energia elétrica com sistemas interligada a rede elétrica.
O SAS para água de banho com o propósito de excluir ou reduzir o uso do chuveiro elétrico e o deslocamento de carga no horário de ponta na distribuição verificando o impacto econômico que este deslocamento provoca no sistema elétrico e a economia de energia.
A geração FV com sistema de compensação de energia com as concessionárias de energia.
É sabido que o Brasil tem um grande potencial no uso da energia solar e que, até o momento, este potencial não está sendo explorado. Com o avanço destas tecnologias está cada vez mais viável gerar a própria energia e vender o excedente, o que já está