Resumo Dinda
Conceito: É o campo da farmacologia que estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeito.
De forma simplificada, podemos considerar farmacodinâmica como o estudo do efeito da droga nos no corpo humano.
Farmacocinética
Conceito: É o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: administração, absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
Vias:
Administração oral: A via oral é usualmente usada para pacientes com infecções com pouca gravidade, onde a absorção não esteja comprometida por nenhuma condição.
Administração intramuscular: A via intramuscular é usada para situações específicas em que se requer um efeito imediato.
Administração intravenosa: a via intravenosa está indicada quando os antibióticos orais não são eficazes contra um agente patogênico em particular, quando a biodisponibilidade é incerta, quando são necessárias grandes doses e quando se requer um efeito imediato.
Nomes comerciais do OXITOCITO/OXITOCINA
OXITON
Princípio Ativo: OXITOCINA,
Laboratório: União Química
Indicações de Oxiton: Indução do trabalho de parto nos casos de ruptura prematura das membranas na pré-eclampsia e pós-maturidade. Estímulo da contração nos casos de inércia uterina primária ou secundária. Controle de hemorragia ou atonia uterina pós-parto.
SYNTOCINON
Laboratório: Novartis
Princípio ativo: Oxitocitos
Indicações: Estímulo das contrações em casos selecionados de inércia uterina.
NAOX
Laboratório: Eurofarma
Indicações: Indução do parto por razões médicas, como por exemplo, em casos de gestação prolongada, ruptura prematura da bolsa, hipertensão induzida pela gravidez (pré-eclâmpsia).