resumo desenvolvimento
Por ter o resumo grande importância para a comunicação científica, é necessário que cumpra o papel de comunicado r, de apresentador de uma informação que nem sempre está próxima, mas que é procurada.
Assim, para se elaborar um resumo, é necessária a atenção para a sua estrutura detalhes que o tornam um texto claro e objetivo, cumprindo, então, a sua função comunicativa.
Desenvolvimento
RESUMO: Abordagem conceitual
Conceituar algo é sempre uma tarefa difícil e com o resumo não é diferente. Cada autor, cada professor, cada pesquisador tem uma forma e uma finalidade diferente para o resumo. Então, o resumo assume forma, característica e importância a partir do objetivo de uso, e seu conceito segue o mesmo princípio.
Para Medeiros (2000, p.123), o resumo "[ ...] é uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas." Nesse conceito, o autor busca abranger o resumo de forma geral, independente do uso que se vai fazer dele, não se prendendo ao tipo de resumo nem à sua utilidade, mas à sua característica maior a de compreender o texto lido.
O resumo é um novo texto que representa a proposta inicial do autor do texto original (aquele que foi resumido), mas que demonstra o entendimento do leitor sobre o material lido e entendido, ou como diz Lancaster (1993, p. 88), o resumo é "[ ...] uma representação sucinta, porém exata, do conteúdo de um documento". Isto aponta para a necessidade do resumo ser uma representação fiel ao texto original, pois o recria a partir do entendimento do leitor, sem esquecer o propósito do autor. Para a Associação portuguesa de Normas Técnicas (1990, p. 1), o resumo é a "Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.
Resumir um