RESUMO DEMARCA O CIENTIFICA
Atividade: GEAC – Produção Científica Formadora: Luísa Seixas Assunto: Resumo Tema: Demarcação Científica
Resumo Demarcação Científica
Partindo do pressuposto que os conhecimentos científicos não são produzidos sem base no contexto, tanto externo quanto interno, podemos dizer que ciência é um pouco de senso comum e de ideologia.
Distinguimos senso comum de ciência, pelo conhecimento imediatista e crédulo, marcado pela falta de profundidade, de rigor, de espírito crítico, mas tem seu lado positivo, pois organiza o dia-a-dia da maioria, assim como o bom senso que é o saber inteligente, que se baseia no óbvio, mas é considerado ineficiente e pode ser negado.
Já a marca da ideologia é a de justificar posições vantajosas, diferenciando-se do senso comum, que é despreparado diante de uma complexidade realista, que está acima de sua visão ingênua. A tendenciosidade é inerente a ideologia, quando não encara a realidade do jeito que ela é, levando em conta seus interesses, maquiando com instrumentos científicos, tornando-se sofisticada, chegando à mentira e a inversão dos fatos.
A ideologia nunca se coloca como poder, dominação, mas sim como participação, boas intenções em favor dos pobres. Na ideologia, quando os intelectuais que tem origem nas ciências sociais, começam a distinguir-se, a tendência é servir ao poder, deixando de cumprir seu papel, o de estar à serviço da independência dos menos favorecidos. Ela é passível de controle, mas não de sufocamento.
Levando em conta os costumes acadêmicos, coloca-se critérios: Os internos que fazem parte da própria organização da ciência e os externos que são atribuídos de