resumo de ética
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO
ALUNA: ANNA PAULA DE OLIVEIRA DO VALE
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÉTICA
TUTOR A DISTANCIA: CLAUDIO MORAES
PÓLO: ANAPURUS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÉTICA
CONCEITUAÇÃO DE ÉTICA
Definição de ética
A ética é a parte da filosofia que elabora os princípios e as normas que orientam a conduta humana para agir bem. A ética possui dois momentos: primeiro, procura fundamentos e, depois, impõe deveres. Ela é a teoria sobre o comportamento moral dos homens na sociedade; é a filosofia moral.
A ética pode ser teleológica, que visa às consequências no agir humano; deontológica se fundamenta na racionalidade humana, ou seja, deve-se agir de acordo com as leis e as normas jurídicas; e religiosa ou fundamentalista, na qual se encontra fundamentos divinos, externos ao homem.
Percebemos que na ética se interioriza a reflexão e se valoriza a subjetividade nas ações humanas, daí o termo filosofia moral como sinônimo de ética.
Teoria e prática como distinção entre ética e moral
Pode-se distinguir a ética da moral desde a distinção entre as atividades teóricas e práticas: A moral é a atividade humana concreta, ela é orientada geralmente pelos costumes e, por isso, é frequentemente irrefletida. A ética é a teoria da moral; é a reflexão sobre a conduta humana; é a filosofia moral. A ética determina racionalmente preceitos ou normas de conduta, convertendo-se na filosofia da moral.
Podemos diferenciar os adjetivos aético ou amoral e antiético, anético ou imoral:
• Aético ou amoral é aquele que ignora a ética − vive alheio a ela − seja por desconhecimento ou incapacidade. Por exemplo, uma criança de 3 anos de idade, um doente mental etc.
• Antiético, anético ou imoral é aquele que, conhecendo a ética, contraria propositalmente a boa moral. Os praticantes destes atos são censurados como pessoas viciosas, reprováveis, más. Por exemplo, são antiéticos, imorais ou anéticos os políticos que