Resumo de weber e durkheim
A "ação social" consiste na conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa elaborada de forma subjetiva. É o comportamento consentido e planejado.
"Ação social" é quando todos se comportam de acordo com o que se faça. (ex.: usar roupas adequadas a cada situação social).
A segunda característica, é que a "ação social" pode ter vários sentidos. O fato de estar junto de alguém não é necessariamente compartilhar o mesmo sentido. Um grupo de pessoas podem estar convivendo sem colocarem o mesmo sentido nas suas ações.
Por outro lado, Weber diferencia "relação social" de "ação social". Na "relação social" existe um mesmo sentido para duas pessoas ou mais, ou seja, só haverá "relação social" se todos estiverem com o mesmo sentido nas suas ações.
A "relação social" é algo mais profundo, buscando o convívio mais duradouro, e para que isso ocorra é importante saber o que o outro pensa. É mais forte. Tem que haver concordância de idéias, mesmo que em alguns momentos haja divergência de idéias (o que é salutar para estreitar ainda mais o relacionamento).
Para Weber, na sociedade capitalista moderna o que predomina é o racional com relação a fins. Essa mentalidade cria um tipo de autoridade e dominação na sociedade – a dominação racional legal (planejamento voltado para os objetivos; os fins justificam os meios).
O Capitalismo é um sistema sócio-econômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.
O espírito do capitalismo é justamente acumular capital, o qual é então usado como moeda de