Projeto de uma papelaria
IF – INSTITUTO DE FÍSICA.
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL III/XX.
ALUNOS: BRUNO DOS SANTOS BATISTA. DUANNI RAFAEL SANTOS DEJEAN. GABRIEL ALEXANDRE VASCONCELOS.
TURMA: PQ – QUARTA – 14H /16H
PROFESSOR: ERNESTO GALVÃO.
DATA DA PRÁTICA: 10/06/2009.
LABORATÓRIO-9: CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR CORRENTE ELÉTRICA.
Niterói, junho de 2009.
• OBJETIVO:
Nesse experimento buscamos medir o campo magnético gerado por uma corrente elétrica em uma bobina de Helmholtz, bem como o campo gerado pela Terra. Também buscamos comparar valores teóricos e experimentais para tais campos além de evidenciar o funcionamento de um teslametro.
• INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A lei de Biot-Savart é uma lei no eletromagnetismo que descreve o vetor indução magnética [pic] em termos de magnitude e direção de uma fonte de corrente, da distância da fonte de corrente elétrica e a permeabilidade do meio. A lei de Biot-Savart pode ser usada para derivar a lei de Ampère e vice-versa. A lei recebe esse nome em homenagem aos físicos franceses Jean-Baptiste Biot e Félix Savart.
Em particular, se definimos um elemento infinitesimal de corrente [pic] então o elemento infinitesimal de campo magnético é
[pic]
Onde μ é a permeabilidade magnética do meio, [pic] é a corrente elétrica, medida em ampères, [pic]é o vetor diferencial do comprimento do elemento de corrente, [pic]é o vetor unitário que dá a direção e o sentido do vetor que liga o elemento de corrente até o ponto onde se quer calcular o campo e [pic]é o vetor que liga o elemento de corrente até o ponto onde se quer calcular o campo.
Integrando sobre toda a espira, conclui-se que o campo a uma distância z do seu centro será dado por: [pic] Onde R é o