Resumo de teoria burocrática
Max weber
Max weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da sociologia da burocracia.foi professor das universidades de friburgo e de heidelberg e ficou famoso pela teoria dasestruturas de autoridade.
Origens da teoria da burocracia
A teoria da burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40,em função principalmente dos seguintes aspectos:
A) a fragilidade e parcialidade tanto da teoria clássica como da teoria das relaçõeshumanas,
B) tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas asvariáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicávelnão somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente àsempresas.
C) o crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelosorganizacionais mais bem definidos.
D) o ressurgimento da sociologia da burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de maxweber, o seu criador. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada com exatidão, muitominuciosamente e em hipótese alguma permitindo que suas emoções interfiram no seudesempenho.
AS CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA SEGUNDO WEBER:
Segundo o conceito popular, a burocraca é entendida como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedinod soluções rápidas ou eficientes.
Para Weber a burocracia é uma organização eficiente por excelência e tem as seguintes características:
1) Caráter legal das normas e regulamentos: A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecidos previamente por escrito.
2) Caráter formal das comunicações: A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas.
3) Caráter racional e divisão do trabalho: A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho.
4)