Fundamentos economicos
- Desenvolva e relate 1 ou 2 exemplos (casos reais) sobre os conceitos de:
Custo de Oportunidade, Curva de Possibilidade de Produção, produto elástico e produto inelástico.
Custo de Oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y. O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada.
É de ser esperar que os custos de oportunidade sejam crescentes, uma vez que, quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais onerosa, e o grau de sacrifício vai aumentando, isto é, os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.
Curva de Possibilidade de Produção
O deslocamento da CPP para a direita indica que a economia do pas está crescendo. Isso pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção como em função do melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria do grau de qualificação da mão de obra. Desse modo, a expansão dos recursos de produção e os avanços tecnológicos, que caracterizam o crescimento econômico, mudam a curva de possibilidades de produção para cima e para a direita, permitindo que a economia obtenha maiores quantidades de ambos os bens.
Conceito de elasticidade
Cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Geneticamente, a elasticidade reflete o grau