RESUMO DE TENDENCIA
Nesse texto o autor coloca a definição de ensinar não como algo fechado, mas para que o autor e o leitor pensam e refletiam em acordo, pois todos têm uma idéia do que é ensinar.
1.1. O ensino e a aprendizagem A aprendizagem é um processo interno, que ocorre no inferior da mente de uma pessoa. Já o ensino é uma atividade visível. Ao passar por uma sala de aula e ver um professor falando para um grupo de crianças, podemos afirmar que ele esta “ensinando”. Mas não poderíamos afirmar que as pessoas que o escutam estão aprendendo, porque aprendizagem é um processo mental, e o ensino é uma atividade.
1.2. As definições de ensino
Ensinar é conduzir o aluno na construção do conhecimento
Ensinar é construir o conhecimento junto com o aluno
1.3. Características básicas do ensino O ensino consiste em um tipo de ligação particular entre duas pessoas, em que cada uma delas faz algo para que a outra adquira conhecimento.
1.4. Ensinar: fazer algo para que o outro aprenda alguma coisa Poderíamos dizer que ensinar é fazer algo para que o outro aprenda alguma coisa.
1.5. Fazer algo para que o outro... Atividade com intenções relativas ao outro Em seu caráter moral, ensinar obriga o educador a assumir uma postura comprometida. Quando ensinamos, criamos realidades.
1.6. Fazer algo para que o outro aprenda... Atividade interpessoal No ensino, uma pessoa, o educador, procura uma mudança em outra, o aluno. É uma atividade que implica uma relação entre pessoas.
1.7. Fazer algo para que outro aprenda... Atividade mediadora A finalidade do ensino não é somente apresentar conhecimentos, mas mediar entre eles e os alunos. O educador deve atuar como mediador entre cultura e seus membros.
1.8. Fazer algo para que outro aprenda alguma coisa... Atividade cultural
O ato de ensinar trabalha com dois elementos: pessoas e cultura. Em uma relação às pessoas, o