Resumo de sociologia
1 – CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA
1.1 – CONCEITUAÇÃO
Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e, a seguir, distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas das demais ciências.
Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimento, um conjunto de preposições logicamente sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.
Pode-se conceituar o aspecto lógico da ciência como o método de raciocínio e de inferência acerca de fenômenos já conhecidos ou a serem investigados; em outras palavras, pode-se considerar que o “aspecto lógico constitui o método para a construção de proposições e enunciados”, objetivando, dessa maneira, uma descrição, interpretação, explicação e verificação mais precisas.
Assim, para conceituar a Sociologia e contextualizá-la no âmbito das ciências em geral e das ciências sociais em particular, vamos identificar os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico.
1.2 – OS TRÊS NÍVEIS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico do “inorgânico” é o das Ciências Físicas; o “orgânico”, é investigado pelas Ciências Biológicas e o “superorgânico”, abrangido pelas Ciências Sociais.
De acordo com esta concepção, o campo de ação das Ciências Sociais tem início justamente quando os estudos físico e biológico do homem e seu universo terminam. Os três níveis encontram-se inter-relacionados, e a transição de um para outro é gradativa.
O superorgânico é observado no mundo dos seres humanos em interação e nos produtos desta interação: linguagem, religião, filosofia, ciência, tecnologia, ética, usos e costumes e outros aspectos culturais e da organização social. Portanto, ao estudar o superorgânico, as Ciências Sociais têm seu interesse voltado para o homem em sociedade.
1.3 – CIÊNCIAS SOCIAIS OU HUMANAS - CLASSIFICAÇÃO
Embora os autores apresentem classificações diferentes em relação às Ciências Sociais ou Humanas,