Resumo de Saúde e Qualidade de Vida
Bacharelado em Nutrição
Resumo
Dos Capítulos 07 e 08
João Pessoa
2013
Janaína
Resumo dos Capítulos
Capítulo 07-O Impacto Do Trabalho na Saúde do Indivíduo
Capítulo 08 - Gestão Da Própria Saúde
Trabalho de
Saúde e Qualidade de Vida
Série: P1 Manhã
Docente: Ana Carla
João Pessoa
2013
Resumo
Capítulo 07-O Impacto Do Trabalho na Saúde do Indivíduo
Etimologicamente a palavra trabalho significa sacrifício, tortura, dor, sofrimento e constrangimento.
Antigamente o ócio era mais valorizado do que o trabalho, ou seja, quem não trabalhava tinha status de superioridade.
Atualmente com as transformações culturais o trabalho ganhou notoriedade e se transformou em instrumento de poder e status. Consequentemente quem não trabalha é considerado inferior, preguiçoso e não tem dignidade no sistema capitalista. O trabalho humano comporta uma gama de sentidos que vão do individual ao social, referindo-se a subsistência, ao sentido existencial, à estruturação da personalidade e identidade do individuo, além de ocupar lugar de centralidade na organização societal.
Em meio à globalização estereotipada o homem passa mais tempo trabalhando do que vivenciando sua vida de maneira calma e satisfatória.
Vivendo numa ilusão de que o trabalho que massacra sua vida dignifica o homem. No mundo pós-moderno essa alusão não terá fim porque o sistema nos obriga a colocarmos o trabalho como o centro dos nossos objetivos. Principalmente com essa concorrência desleal e mão de obra barata sendo produzida diariamente pelas mães sem instrução e pobres que colocam diversas crianças no mundo para lutar nesse mundo hostil e incoerente.
As exigências do mercado de trabalho querem transformar os trabalhadores em grandes máquinas ágeis, submissas e conciliadoras.
É importante destacar que se por um lado o trabalho seja gratificante do ponto de vista financeiro, da inclusão e status social, também proporciona