administração
Railce Gomes Rodrigues
Pedagogia Noturno 2º Período
PROF.ª: Karlla Mamede
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA E SUAS INTERFACES
A escola existe para cumprir uma função social, ou seja, os fins educativos propostos pela sociedade. O papel da educação, acompanhando o processo de acontecimentos é de gerar consciências críticas, transformadoras, criadoras e democráticas. O educador passa a ser aquele que aprende com seus alunos e sabe que necessita galgar indefinidamente o conhecimento, pois nunca dominará tudo. Seu papel é social, assim como o da escola.
A sociedade dividida em categorias diferenciadas de indivíduos não oportuniza igualmente a todos o acesso à educação. Tendo oportunidades desiguais, determinados grupos sociais não usufruem de forma ideal, da real função da escola e da educação. A educação assume a função de equalizar as oportunidades, onde o Estado deveria garantir que a educação não fosse monopolizada por determinados grupos. Nessa visão, o saber deveria estar vinculado às necessidades do mundo do trabalho, considerando-o imprescindível para a sobrevivência e a oportunidade de ascensão econômica.
A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
E os objetivos da Educação são: identificação dos elementos culturais que devem ser assimilados pelos homens (conteúdos clássicos); criar formas para que isso aconteça (meios).
“A escola diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; à cultura erudita e não à cultura popular”.
Portanto, a ESCOLA é a instituição que deve propiciar a