Resumo de psicologia
GRUPOS, ORGANIZAÇÃO E PODER...
ORGANIZAÇÃO: tudo aquilo que reunimos em um corpo de regras e valores, onde a base concreta é a sociedade chamamos de organização.
GRUPO SOCIAL: duas ou mais pessoas que interagem entre si, são interdependentes, porem buscam um objetivo em comum. Ex: Uma audiência = juiz + advogados +réu +autor +testemunhas = resolver a lide (objeto em comum).
GRUPO NÃO-SOCIAL: ausência de relações mutuas, não tem objetivos em comum, interagem, porem não buscam um objetivo em comum... ex: fila de ônibus, banco...
Onde ocorre a FACILITAÇÃO SOCIAL, que é quando pessoas estranhas dentro de uma grupo que tem ou não objetivos em comum, ao exercerem tarefas complexas ou não tende a facilitar ou não o processo.
SEMPRE O PROCESSO DE FACILITAÇÃO SOCIAL TERÁ UM AVALIADOR.
Quando o nosso desempenho em grupo NÃO PODE SER AVALIADO, tendemos a relaxar – chamamos isso de INDOLENCIA SOCIAL.
Geralmente isso ocorre em nossa vida acadêmica, no trabalho, etc...
TAREFAS – HABITOS (tarefas repetidas) – TRADIÇÃO – (se impõe porque é uma herança dos antepassados
Tipo de regularidade normalizada pela vida em gripo chamamos de INSTITUCIONALIZAÇÃO.
PRINCIPIO DA DESINDIVIDUAÇÃO: individuo que se torna um anônimo no meio da multidão. O individuo desanimado, desmotivado, afrouxa suas restrições normais ao comportamento, levando ao aumento dos atos DESVIANTES OU IMPULSOS, Ex: atos de crueldade (CRUELDADE COLETIVA), se estou em grupo me sinto mais forte, capaz, ou o chamado “maria-vai-com-as-outras” no dito popular.
FATORES MOTIVADORES SEGUNDO A PIRAMIDE DE MASLOW
SEMPRE SERÁ UMA BUSCA CONSTANTE.
SÃO PARA O HOMEM UMA NECESSIDADE, QUE PODE LEVAR A COMETER CRIMES E ATOS ILICITOS PARA ALCANÇA-LOS.
Nunca estudar a conduta humana pela personalidade somente, mas também pelo seu contexto + o que leva o ser humano ou o grupo a cometer o crime.
O OPERADOR DO DIREITO terá que argumentar através