Resumo de Processamento Digital de Imagens
Resumo: Aplicações e Ferramentas
Prof. Fernando Gamarra
Ana Elisa Marchesan Ramos
Santa Maria, 26 de março de 2014.
Aplicações e Ferramentas do Processamento Digital de Imagens
No início da ciência, a observação visual desempenhou um grande papel. Naquela época a única maneira de documentar os resultados dos experimentos era pela descrição escrita e desenhos manuais.
O próximo grande passo na história foi a invenção da fotografia que possibilitou que os resultados fossem documentados objetivamente. Três grandes exemplos de aplicações científicas da fotografia são: astronomia, fotogrametria, e partículas físicas.
Os astronômos são aptos para calcular posições e magnitudes das estrelas e fotogramicos produzem mapas topográficos de imagens aéreas. Esses procedimentos podem ser feitos manualmente, porém consumem muito tempo, e por este motivo são desenvolvidos dispositivos optomechanical.
No entando, são desenvolvidos para um único e específico propósito. Por isso, a evolução quantitativa de imagens não estourou naquela época.
Geralmente, imagens foram apenas usadas para documentação, descrição qualitativa e ilustraçao de fenômenos observados.
Nos dias de hoje, nós estamos no meio de uma segunda revolução que estourou pelo rápido progresso em vídeo e em computadores. Computadores pessoais a estações de trabalo se tornaram poderosos suficientemente para processar imagens. Como resultado disso, os softwares e hardwares de multimídia se tornaram essenciais para o handling de imagens, sequencias de imagem e até vizualização 3D. A técnologia é agora possível para qualquer cientista ou engenheiro.
Em consequência, o processo de imagens tem expandido e é rapidamente expandido por poucas aplicações especializadas..... ?
Um simples exemplo do poder da informação visual seria fazer um artigo sobre um sistema técnico, o qual necessitaria muito esforço para descrevê-lo e que por mais bem escrito que