Resumo de Private Military Firms
PMFs são organizações direcionadas ao lucro de serviços profissionais ligados à guerra. Eles são órgãos que se especializam no fornecimento de habilidades militares, incluindo operações de combate tático, planejamento estratégico, a inteligência e análise, suporte operacional, treinamento de tropas, e assistência técnica militar.
A indústria privada militar moderna surgiu no início da década de 1990, impulsionado por três dinâmicas: o fim da Guerra Fria, as transformações na natureza da guerra que deixou pouco nítidos os limites entre soldados e civis, e uma tendência geral em direção a privatização e terceirização de governo funções em todo o mundo. Estas três forças fortaleceram umas as outras.
No início da decada de 90, cria-se um vácuo no mercado de segurança, apesar da existência de militares altamente qualificados, e de enormes estoques de armas e maquinarios militares, mas que não eram mais necessarios com o fim da Guerra Fria. Além disso, o fim da bipolaridade trouxe a tona conflitos etnicos que antes eram pressionados pelas potencias, e o aumento das areas de instabilidade e estados falidos. Um maior numero de atores perturbam o sistema internacional e tambem tem acesso na mais fácil dos instrumentos primários do “warfare”.
Quando confrontados com necessidades de segurança diversas, todos esses atores buscaram apoio militar externa. Os Estados não querem engajar o próprio exército por causa da opinião pública. O mais importante é que esse apoio veio não de um estado ou mesmo uma organização, mas sim do mercado global. É aqui que uma forma única de negócio surgiu que eu chamo de "firmas militares privatizada" (PMF).
PMFs representam a mais nova adição ao campo de batalha moderno, e seu papel na guerra contemporânea está se tornando cada vez mais importante. Com o crescimento contínuo e crescente atividade da privatização da indústria militar, no início do século XXI está a assistir ao colapso gradual do