Resumo de primeiros socorros
I) INTRODUÇÃO
O mundo de hoje não é como o de antigamente. Numa velocidade tremenda passamos por várias mudanças, principalmente por desenvolvimento de novas tecnologias aliada a globalização que alavancou as trocas de informações em diversas áreas, vide as novas tecnologias de informação que se desenvolvem rapidamente, os avanços da medicina (medicamentos mais eficazes, técnicas de cirurgias menos evasivas), nas telecomunicações (celulares com diversos recursos como câmeras com ótimas resoluções, MP3, wireless, bluetooth, jogos), nanotecnologias, entre outros.
É inegável que as atividades do dia-dia cada vez mais dinâmicas aumentam a competitividade entre as pessoas, forçando-as a se superarem em diversos aspectos pessoais e profissionais, o que aumentam as inúmeras situações de riscos de acidentes que podemos estar expostos: em casa, na rua, no transito, no trabalho e, portanto, sujeitos a ferimentos, lesões, traumatismos, decorrentes de acidentes.
Os acidentes além de acontecer na maioria das vezes de forma inesperada são eventos indesejados que causa danos pessoais, materiais, entre outros. A prevenção é a melhor forma de enfrentar este problema, pois, quando conhecemos os nossos ”inimigos”, mais preparados estaremos para encarar tais situações. Uma das prevenções que podemos dar importância é estar preparados para os primeiros socorros que em determinadas situações é decisivo para o futuro e a sobrevivência da vítima, visto que, é muito importante no momento do acidente, a primeira pessoa a ter contato com a vítima, esteja preparada para proceder corretamente na aplicação dos primeiros socorros.
II) PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
o Rapidez no atendimento (quanto mais rápido for, maiores são as chances de a vítima ter sequelas menores);
o Reconhecimento das lesões (avaliar a vítima, saber o que aconteceu, manter a vítima calma e reconhecer uma emergência);
o Chamar