Resumo de plano de marketing
O plano de marketing define a forma como uma empresa atuará para levar seus produtos ao consumidor. Se a empresa não puder atingir seus clientes, não conseguirá permanecer muito tempo no mercado. Por meio do plano de marketing a empresa deve demonstrar capacidade em tornar o produto/serviço conhecido pelos seus clientes e despertar nos mesmos o desejo de compra-lo. Basicamente o plano de marketing possui duas finalidades: identificar oportunidades de mercado e preencher essa lacuna com ofertas que apresentem a melhor relação custo/beneficio ao cliente e rentabilidade para a empresa. O plano de marketing se apoia nos 4Ps (Produto, Preço, Promoção e Praça).
Produto
Produto pode ser definido como tudo aquilo que a empresa tem para vender. Conhecer bem o produto é o primeiro passo para uma boa estratégia de vendas. Entender o motivo pelo qual o produto é adquirido pelo cliente pode ser o grande diferencial no momento de uma venda.
Preço
Preço é o valor monetário atribuído a algo disponibilizado para a venda. A empresa deve identificar as faixas de preços possíveis de atuar em qualquer situação., outro fator importante é conhecer a reação do cliente em função do preço
Formação dos preços
Para a formação de preço, a empresa necessita inicialmente identificar o sistema que será adotado, deve-se também apurar as despesas percentuais sobre as vendas, percentuais de contribuições e impostos incidentes sobre as vendas, alem de estimar percentuais de despesas administrativas e financeiras. Outro fator a ser definido é a margem de lucro desejada, cujo percentual leva em conta o histórico do mercado e do processo de planejamento. A análise da concorrência permite identificar a política de preços e os preços nominais praticados pelos concorrentes diretos.
Políticas de preços
É importante que a empresa determine uma política de preços para poder orientar-se diante das oscilações do mercado. As políticas de fixação de preços mais utilizadas