RESUMO De Os Campos Perfumados
O livro intitulado Os Campos Perfumados, concebido pelo Xeique Nafzawi, data do século XV, versa sobre os usos do sexo e as formas de se dar prazer e incitá-lo no parceiro. Um verdadeiro manual, com capítulos destinados a discutir aspectos sensuais, de gênero e afrodisíacos, que envolvem o sexo.
Em meio a várias descrições de atos sexuais e narrativas eróticas, existem pequenos trechos em que Nafzawi delineia sobre as características físicas e psicológicas que são esperadas nos homens. No início do texto, por exemplo, define, com detalhes, quais são as dimensões corporais que as mulheres desejam encontrar em seu parceiro, determinando o tamanho que deverá ter o órgão sexual masculino: “O maior dos instrumentos viris tem de comprimento doze polegadas, o que equivale a três vezes a mão fechada; o menor, seis polegadas, ou seja, uma vez e meia a mão fechada. Alguns homens possuem um instrumento de doze polegadas; outros, de dez polegadas, ou seja, duas vezes e meia a mão fechada; outros, de oito polegadas, ou seja, duas vezes a mão fechada; outros, de seis polegadas, ou seja, uma vez e meia a mão fechada”
(pg.29). Segue o texto, ensinando boas práticas como a importância de banhar-se e do uso de perfumes: “utilização dos perfumes para os homens e para as mulheres ajuda a cópula e a multiplica. Quando a mulher sente o cheiro do perfume no corpo do homem, ela se distende de maneira completa” (pg. 29).
Características físicas femininas, também, são bem detalhadas: “A mulher elogiada pelos homens é aquela que tem bom porte físico, que tem boa estatura, carne generosa, tez branca e brilhante. Seu cheiro será bom. Seus ombros serão afastados um do outro, seus braços largos, os dois ossos do antebraço grossos, Sua boca será estreita, com lábios macios, de cor vermelha carmesim, espessos, quente, equilibrados, carnudos. Terá o nariz estreito e gracioso, faces lisas de um branco brilhante, com tons rosados, olhos grandes. Seus rosto será majestoso e, segundo
alguns,