resumo de neuropsicologia
O neuropsicologo atua na avaliação e reabilitação das consequências das disfunções do sistema nervoso.
Trepanação: Furos no crânio, os antigos acreditavam que assim os espíritos saiam.
Ainda hoje existe discussão sobre o dualismo, onde esta a alma,ela é dividida ou não?
O dilema começou com Empedocles e Hipocrates, defendiam a teoria de que o cérebro serviria ao funcionamento cognitivo, o cérebro era a morada da alma.
Aristoteles dizia que o coração era quente e ativo e seria a sede da razão,confinando ao cérebro a função de refrigeração do sangue.
Platão começa o dilema se a alma era dividida ou não. A razão esta na cabeça, o sentimento no coração e o desejo no baixo ventre (alma tripartida).
Galleno diz que a alma esta nos ventrículos, quando o liquor se movimenta percorre áreas distintas no cérebro. Versalius derrubou a teoria de Galeno porque dizia que os animais tinham ventrículo do mesmo tamanho.
Descartes contrario de Platão diz que a alma é unificada, esta na glândula pineal perto dos ventrículos, cria o unitarismo, áreas independentes para cada função. Gall começa o estudo da Fenologia (é o estudo da estrutura do crânio de modo a determinar o caráter da pessoa e a sua capacidade mental) divide o crânio e diz que as funções mentais estão localizadas em regiões distintas, Ele foi vitima de Flourens, pois o sacaniou dando lhe um cérebro de uma pessoa deficiente dizendo ser que era de Laplace (matemático, astrônomo e físico Frances) ele dizia que o funcionamento da mente dependia do total da massa cerebral e não da localização especifica nasce a vertente unitarista ou globalista, olhar o cérebro como um todo. Caiu a teoria de Gall e inicia o movimento localizacionista (área especifica para cada função, independente).
Broca diz que a fala esta no hemisfério esquerdo e lobo frontal (fundo localizacionista). Werneck sai da